top of page

Quais os impactos gerados pela ausência de comprovação de depósito do FGTS de uma empresa?

Por Márcio Goicocheia - Especialista em gestão de terceiros


A ausência de comprovação de depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de uma empresa pode ter vários impactos negativos, incluindo:


  1. Multas e juros: a empresa pode ser penalizada com multas e juros pelo não-depósito do FGTS, o que pode acarretar em um impacto significativo no orçamento da empresa.

  2. Problemas trabalhistas: a ausência de depósito do FGTS pode levar a problemas trabalhistas com funcionários, incluindo ações individuais ou coletivas para cobrar o depósito do FGTS.

  3. Problemas com a fiscalização do trabalho: a empresa pode ser penalizada com multas e outras sanções pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) devido a falta de depósitos do FGTS.

  4. Problemas com acesso a linhas de crédito: a falta de depósitos do FGTS pode afetar a capacidade da empresa de obter financiamentos, pois pode ser considerado um indicador de má gestão financeira.

  5. Problemas de imagem: a falta de depósito do FGTS pode prejudicar a imagem da empresa perante a sociedade e os funcionários, e causar desconfiança e descontentamento.

  6. Problemas com acesso a incentivos fiscais: alguns incentivos fiscais para as empresas dependem da comprovação de depósitos do FGTS, a ausência destes depósitos pode impedir o acesso a esses benefícios.

Quais os impactos gerados pela ausência de comprovação de recolhimento a título de GFIP de uma empresa?


A ausência de comprovação de recolhimento a título de GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) pode ter vários impactos negativos para uma empresa. Alguns desses impactos incluem:


  • Multas e juros: A empresa pode ser multada pelo não cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas, além de ser cobrado juros sobre os valores devidos.

  • Problemas com os funcionários: A falta de recolhimento de FGTS e contribuições previdenciárias pode causar problemas com os funcionários, que podem se sentir prejudicados e buscar ajuda jurídica.

  • Problemas com o INSS: A empresa pode ter problemas com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devido à falta de recolhimento das contribuições previdenciárias.

  • Problemas com o governo: A empresa pode ter problemas com o governo devido à falta de recolhimento de impostos e contribuições previdenciárias.

  • Problemas de imagem: A falta de recolhimento de contribuições previdenciárias e trabalhistas pode prejudicar a imagem da empresa perante os funcionários, clientes e sociedade em geral.



A Meta.X possui a melhor ferramenta de controle e mitigação de riscos (Due Diligence) para as organizações. A nossa equipe realiza todo o controle desses processos através de análises documentais, contato e suporte direto com esses terceiros e identificação de pendências. O tratamento é humanizado e as empresas acabam buscando formas de se resolver o problema ao invés de fugir dele. Somos conhecidos pela natureza consultiva e não punitiva. As organizações acabam tendo uma curva de aprendizado e melhora substancial na relação com esses terceiros.



logo cabeçalho.png
logo metax branca.png
bottom of page