top of page

Desafio: controlar uma média de 32 mil acessos diariamente!

Nosso time encarou esse desafio criando um sistema que agilizou os processos de entrada de colaboradores terceiros em um limite máximo de 48 horas para entrega do crachá.

Um desafio que se iniciou ainda dentro de um contêiner.


Quando chegamos na CSP, em 2012 tudo ainda era muito desértico. Caminhões e máquinas terraplanavam a área que seria no futuro uma das maiores siderúrgicas do país. A CSP - Companhia Siderúrgica do Pecém era somente um contêiner administrativo dentro da área da construtora contratada para realizar a terraplanagem.


A proposta era de realizarmos o controle de acessos do efetivo de obra. O projeto da CSP foi iniciado do zero (greenfield) fornecendo toda a sistematização de acessos com emissão de crachás e controle de funcionários. O sistema foi revolucionário nesse tipo de atividade pois foi pioneiro na gestão de processos totalmente remoto sem necessidade de trâmite de documentos em papel. Nossos servidores estavam em Vitória no Espírito Santo controlando acessos diários desse efetivo no Ceará. É como se organizássemos um jogo de futebol todos os dias durante 4 anos.


Foram mais de 60 mil colaboradores cadastrados, 10 mil veículos controlados e mais de 2 milhões de acessos controlados. Tivemos um efetivo (Meta) no local de quase 200 colaboradores entre administrativos e operacionais. O nosso sistema, em um determinado período operou como apoio às catracas com nossos coletores. Era um controle para mitigar o grande fluxo que chegava a 120 colaboradores por minuto para cada coletor.


Além de controlar acessos, fizemos apoio a implantação dos servidores da ZPE - CSP com consultoria e desenvolvimento de plugins de integração com as catracas. A Meta.X foi importante elemento de integração e criadora de fluxos de processos alfandegados para a ZPE. Os nossos processos sistematizados chegaram a ser indicados para abertura de portaria na Receita Federal como padrão para ZPE's.


As catracas eram manutenidas por nós e foi desafiador mantê-las em pleno funcionamento visto que não havia plano de contingência definido para tal. Muitas vezes tínhamos que desmontá-las e limpá-las devido ao mal funcionamento por estarem posicionadas em um ambiente muito agressivo com poeira e chuva.


Em suma, Meta e Meta.X trabalharam juntas nesse projeto considerando um verdadeiro sucesso visto que os relatórios gerados eram referência para distribuição para órgão governamentais como por exemplo taxa de aproveitamento de mão de obra, tipo de mão de obra, vencimentos diversos, veículos e contratos ativos.








logo cabeçalho.png
logo metax branca.png
bottom of page